top of page

Campo Magnético


         
O campo magnético trata-se de uma grandeza vetorial, cujo símbolo é B. A unidade SI de campo magnético é o Tesla (símbolo T) e é caraterizado por linhas de campo, linhas imaginárias que caraterizam o campo magnético. Estas linhas de campo indicam a direção e o sentido do campo magnético, sendo tangentes a esse vetor, sempre fechadas e nunca se cruzando. Quanto maior for a densidade mais intenso será esse campo.​



























     

       Num campo uniforme, as linhas de campo são retas paralelas igualmente espaçadas, o que significa que o campo magnético é sempre constante: não varia em direção, módulo e sentido.



























       Um campo magnético é um campo de força produzido por uma partícula magnética, ou pela mudança de um campo elétrico e é detetado pela força que exerce sobre outros materiais magnéticos e cargas elétricas em movimento.

         Assim sendo, pode-se produzir campos magnéticos de dois modos: com magnetes (imanes) ou com correntes elétricas.

































​

​

​

           As bússolas, por exemplo, são pequenos ímanes que sofrem a ação do campo magnético criado pelo magnete maior. Na presença de um campo, a agulha alinha-se na sua direção e isso explica-se pelo facto do campo magnético exercer uma força sobre uma carga em movimento (q).

          Observa-se experimentalmente que, quando uma carga elétrica q tem a velocidade v num campo magnético B, há uma força sobre a carga que é proporcional a q e a v, e ao seno do ângulo entre os vetores v e B. A força é perpendicular a estes dois vetores.

          A força magnética que atua sobre uma partícula com carga elétrica, que se desloca com uma certa velocidade, dentro dum campo magnético, é:


  
F=q.v  B​​​

​


        
Nota: O x não representa o sinal de multiplicação mas sim o produto vetorial entre os vetores v e B. Daí resulta o vetor F, perpendicular ao plano definido pelos dois vetores. A sua direção é dada pela regra da mão direita.

​

​
Fm=|q|.B.vsinα​



​



























 

          A força magnética que atua sobre a partícula com carga:

            • é nula, quando a partícula se encontra em repouso, ou quando os vetores velocidade e campo magnético têm a mesma direção;
                 â€¢ é máxima, quando a partícula se move numa direção perpendicular ao vetor campo magnético.



    

       Um campo magnético pode, também, ser produzido por um fio retilíneo longo atravessado por corrente elétrica. Neste caso, as caraterísticas são:

                      - As linhas de campo são circulares com centro no fio num plano perpendicular ao fio; o sentido das linhas de campo (e de B) é dado pela regra da mão direita;
                     - O campo magnético tem a mesma intensidade em pontos em pontos situados à mesma distância do fio (ou seja, sobre a mesma linha de campo);
                        - O campo magnético B será tanto mais intenso quanto maior for a intensidade de corrente e quanto menor for a distancia ao fio;
                      - Agulhas magnéticas situadas sobre linhas de campo orientam-se na direção do campo (tangente às linhas) e apontam no sentido do campo (dado pelo pólo norte da agulha).

























 



         O campo magnético total produzido por uma corrente pode ser calculado usando a Lei de Biot-Savart para obter o campo devido a um elemento de corrente. Para esse elemento, esta lei exprime-se através da expressão:













​

​







         Um elemento da corrente ao criar um campo magnético num ponto P, à distância r, do elemento de corrente:

                    -Tem um valor diretamente proporcional à intensidade do elemento de corrente e inversamente proporcional a r2;
             -Tem um valor máximo quando o vetor unitário do vetor posição de P em relação ao elemento de corrente é perpendicular a este;
                    -Depende do meio.

​





























    No caso do fio condutor longo, demonstra-se que este cria na sua vizinhança um campo magnético de intensidade igual a:

     

                                                                                               

                                                                                  , sendo µ a permeabilidade magnética do meio.











































​

bottom of page