top of page

Conclusões

     Através da análise dos valores obtidos, podemos inferir que o equipamento que produz os maiores campos (tanto campo elétrico como campo magnético) é a caldeira, apresentando 869,20 V/m, inferior ao máximo suportado pelo ser humano (população em geral, neste caso), e 89490 nT, valor superior ao recomendado. Contudo, consideramos que os valores são muito pequenos, pelo que a diferença é quase mínima, não passando, no entanto, de um risco para a nossa saúde.



Questão-Problema 1



      Até que ponto poderá ser perigoso permanecermos num carro em andamento? Que valores poderão ser prejudiciais?

    Após as experiências podemos denotar que o campo magnético se assume especialmente forte aquando um carro em andamento. Contudo, tal conclusão não se pode tirar o campo elétrico. Este valor é superior quando utilizámos a antena do carro para realizar uma chamada telefónica, apesar deste valor não ser extremamente superior em relação aos outros.



     Com os resultados obtidos na experiência do escritório, podemos afirmar que a influência dos campos eletromagnéticos na saúde humana depende do espaço em que estamos inseridos e do número de aparelhos que nos influenciam. Assim, quanto menor for o lugar em que nos encontramos, maior será a acumulação de campos e quanto maior for o número de aparelhos, também maior será a influência desses campos. 







Questão-Problema 2



      Segundo os valores tabelados, é possível concluir que, quer o campo magnético, quer o campo elétrico, diminuem com a distância pelo que quanto mais próximo estiver do aparelho, maior é o valor do seu campo. Desta forma, a proximidade a fontes de risco, como cabos de alta tensão, torna-se mais perigosa já que sofremos uma maior interação dos campos eletromagnéticos, com maiores intensidades.







​

    

bottom of page